Visita ao Centro Estadual de Educação Inclusiva reforça compromisso com a inclusão escolar em Campo Novo do Parecis
Fonte: Sec. de Educação
A visita técnica realizada nesta sexta-feira, dia 25 de julho de 2025, ao Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI), foi viabilizada graças ao comprometimento da gestão municipal, por meio do Prefeito Edilson Antonio Piaia e da Secretaria Municipal de Educação, sob a liderança da secretária Rosinéia Barros da Silva, que vêm investindo de forma contínua em formações, parcerias interinstitucionais e ações estratégicas voltadas à promoção do direito à educação de qualidade para todos os estudantes, com especial atenção àqueles que compõem o público da Educação Especial.
Na referida data, a Diretora de Educação Especial e do Centro de Atendimento Multiprofissional (CENAM) do Município de Campo Novo do Parecis, Sra. Jaqueline Malagut Bueno, acompanhada da técnica da Secretaria Municipal de Educação, Sra. Silvana Gomes, realizou visita técnica ao Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI), com o intuito de conhecer in loco a organização institucional, os processos de funcionamento e as práticas pedagógicas implementadas no referido centro. A equipe foi recepcionada pela Coordenadora do CASIES, Sra. Carla Magna.
O CEEI atua como um centro de apoio especializado, voltado à promoção da inclusão de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades/superdotação, entre outros, oferecendo suporte técnico e pedagógico às escolas da rede pública estadual e municipal.
A visita teve como principal objetivo fortalecer as ações de inclusão voltadas aos estudantes da Educação Especial do município de Campo Novo do Parecis. Incluir significa garantir que todas as crianças, com ou sem deficiência, aprendam juntas na mesma escola, com igualdade de oportunidades, respeito às diferenças e acesso ao aprendizado.
Atualmente, o município de Campo Novo do Parecis conta com 435 estudantes laudados matriculados. Entre os diagnósticos mais comuns estão: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Deficiência Intelectual, Deficiência Visual, Deficiência Auditiva, Deficiência Física e Altas Habilidades/Superdotação, além de outros transtornos e condições que exigem acompanhamento específico e individualizado.
Durante o levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Atendimento Multiprofissional (CENAM), foi possível identificar a distribuição dos 435 estudantes com laudos diagnósticos no que se refere ao cumprimento das terapias prescritas nos respectivos documentos médicos ou multiprofissionais. O gráfico apresentado na galeria de fotos, de forma comparativa, o total de estudantes laudados matriculados na rede municipal de ensino e a quantidade daqueles que, de fato, têm acesso integral a todas as terapias indicadas em seus laudos.
Os dados evidenciam que a maioria dos estudantes com laudo ainda não tem acesso integral às terapias prescritas, seja em razão da insuficiência na oferta dos serviços, limitações estruturais ou outros fatores impeditivos. Tal cenário reforça a urgência de ampliação do suporte terapêutico, bem como da implementação de estratégias intersetoriais que assegurem o acompanhamento contínuo e adequado às necessidades específicas de cada estudante, conforme preconizado pelas normativas da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
O município de Campo Novo do Parecis oferta o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas unidades escolares por meio das Salas de Recursos Multifuncionais, as quais têm como finalidade oferecer suporte pedagógico complementar aos estudantes público-alvo da Educação Especial, visando ao seu pleno desenvolvimento e à participação efetiva no ensino comum. Complementarmente, o AEE destinado aos estudantes com deficiência auditiva e deficiência visual é ofertado no Centro de Atendimento Multiprofissional (CENAM), onde são desenvolvidas práticas pedagógicas especializadas e utilizados recursos específicos, adequados às particularidades de cada deficiência, em conformidade com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
No que se refere à Educação Infantil, o município está em fase de implementação de um projeto piloto, com a abertura da primeira Sala de Recursos Multifuncional voltada ao atendimento desse público, com o objetivo de ampliar o acesso ao AEE desde as etapas iniciais da escolarização e garantir a oferta de um atendimento educacional especializado desde os primeiros anos da infância.
“A inclusão promove o respeito, a empatia e mostra que cada pessoa tem seu jeito único de aprender. Mais do que estar na escola, é preciso que o estudante se sinta parte dela”, destaca a diretora Jaqueline.
A visita técnica ao Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI) constitui uma ação estratégica voltada ao fortalecimento das políticas públicas de Educação Especial e ao aprimoramento das práticas pedagógicas inclusivas no município de Campo Novo do Parecis. A troca de experiências e o contato com metodologias exitosas contribuem significativamente para a qualificação do atendimento educacional aos estudantes público-alvo da Educação Especial. Tal iniciativa reafirma o compromisso com uma educação inclusiva, equitativa ede qualidade, pautada no reconhecimento e valorização da diversidade. https://www.instagram.com/reel/DMqSjEUxi6w/?igsh=MmNqZWd0d2YwaDRx
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