Termina com sucesso a 2ª Conferência Municipal de Cultura e o 3° Fórum Regional de Turismo
Fonte: Luiz Carlos Bezerra - SECULTUR
Autor da Foto: Secultur
Terminou nessa quarta-feira, 09, no Centro Cultural Paresí, a 2ª Conferência Municipal de Cultura que teve início na sexta-feira, 04, na Câmara Municipal, seguindo no sábado, 05. O evento aconteceu paralelo ao 3° Fórum Regional de Turismo e tiveram como tema “Turismo Cultural – Práticas Criativas”.
Na programação do 3° Fórum Regional de Turismo e da 2ª Conferência Municipal de Cultura foram contempladas as atividades de: oficina de Elaboração do Plano de Ação da Região das Nascentes 2017, com a participação de interlocutores municipais de Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sapezal; painel - Turismo na Região das Nascentes com Diego Bezerra, coordenador estadual do Programa de Regionalização, sob a responsabilidade da Secretaria Adjunta de Turismo (SEDEC - MT); e a palestra com o tema Mapas Culturais e Turísticos e Economia Criativa em Mato Grosso: Turismo Criativo com Edilberto Magalhães, do Centro de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.
A 2ª Conferência Municipal de Cultura seguiu no sábado, 05, com a Plenária de aprovação do Regimento Interno e apreciação coletiva das Metas do Plano Municipal “Cultura na Terra do Parecis”, que analisou os seguintes do Plano: Eixo I – Programa de Gestão da Cultura, Eixo II – Programa de Apoio à Arte, Eixo III – Programa do Patrimônio e da Memória, Eixo IV – Programa do Artesanato, Eixo V – Programa do Livro e da Leitura, Eixo VI – Programa Conexão Cultural.
Devido à extensão de conteúdo e discussão, a apreciação das metas do Plano Municipal de Cultura se estendeu na quarta-feira, 09, no Centro Cultural Paresí, com a participação de instrutores de arte, produtores culturais, servidores públicos e sociedade civil. A Conferência e o Fórum estão respaldados no Decreto Municipal N° 122 de 11 de outubro de 2016, e são de suma importância pois trazem um diagnóstico de como estão as áreas da Cultura e do Turismo no município e quais caminhos devem ser trilhados nos próximos anos.
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA
O Plano Municipal de Cultura, “Cultura na Terra do Parecis”, foi instituído pela Lei Municipal N° 1.617/2013, para o decênio 2013/2023. Para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Política Cultural promoveu fóruns setoriais a fim de estabelecer um debate entre artistas, produtores, gestores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.
Ver mais notícias
Ver mais notícias
30 de Abril de 2026
Geral
Município avança no fortalecimento da segurança pública com a implantação da Guarda Civil Municipal e do Núcle…
22 de Abril de 2026
Geral
Prefeitura de Campo Novo do Parecis lança programa “Contrata + CNP” para fortalecer a economia local
09 de Abril de 2026
Saúde
Campo Novo do Parecis tem trabalho selecionado para Congresso Estadual de Saúde