Teatro de rua na Praça Odenir anima plateia
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo / Comunicação / Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis
Autor da Foto: Secultur
Um palhaço e um carrinho todo decorado com materiais reclicados, criativos e cheio de surpresas abrilhantou a noite de quinta-feira, 26, na Praça Odenir Ortolan. É o Zambelê, interpretado pelo ator José Regino, que com o Espetáculo “Carriola” provocou muita interação e risos nas pessoas que passavam pela praça e os estudantes do período noturno da Escola Estadual Madre Tarcila.
“Carriola” é um espetáculo teatral de rua e já se apresentou em Brasília, Rio de Janeiro, Rondônia e passará por mais 10 cidades. O Espetáculo é do Grupo de Teatro Celeiro das Antas, de Brasília- Distrito Federal, faz parte da Mostra Oficial do 14° Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis, e em entrevista o ator nos conta que cada vez que vai se apresentar com essa obra é verdadeiramente uma grande surpresa.
“Na rua a gente entra de um lado e vai para outro, sem controle. As pessoas são os protagonistas das cenas que preparo para que elas sejam os artistas do momento, diga-se de passagem. Carriola é um espetáculo bem sucedido, pois cada apresentação me aproximo cada vez mais das pessoas”, disse o ator.
A professora Mara Silvana Brigo Geiss, 45 anos, deu um pulinho com seus alunos e disse que fez questão de prestigiar o espetáculo de rua na Praça Odenir, pois acredita que o teatro auxilia no desenvolvimento social e educacional. “É importante trazer para dentro da escola eventos nessa importância, seja recebendo dentro do espaço físico da escola ou deslocando nossos alunos para os locais em que se encontram os artistas”, salienta.
Para Cícero José da Silva, 32 anos, estudante da Escola Estadual Madre Tarcila, a experiência em assistir um espetáculo de rua foi gratificante e inédita. “É difícil ver trabalhos como esse em nossa cidade e apesar de termos a ideia de que o espetáculo com palhaço é para criança nos divertimos muito. Momentos como esse nos traz descontração e alegria devido à correria do dia-a-dia que deixa a gente perder um pouco dessa poesia que é a vida”, conta o estudante.
O 14° Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis, Femute, teve início no dia 24 e segue até o dia 29 de novembro com espetáculos municipais, regionais, nacionais e internacional.
O Femute é realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis em parceria com o Teatro Ogan. Nesta 14ª edição o Femute está inserido no Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso, projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) que visa incentivar os tradicionais festivais de artes cênicas fomentando a descentralização da cultura em todas as regiões do Estado.
Confira a programação completa do Femute no blog Teatro Ogan.
Ver mais notícias
Ver mais notícias
30 de Abril de 2026
Geral
Município avança no fortalecimento da segurança pública com a implantação da Guarda Civil Municipal e do Núcle…
22 de Abril de 2026
Geral
Prefeitura de Campo Novo do Parecis lança programa “Contrata + CNP” para fortalecer a economia local
09 de Abril de 2026
Saúde
Campo Novo do Parecis tem trabalho selecionado para Congresso Estadual de Saúde