Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

MAIO AMARELO

Simulação de acidente de trânsito em Campo Novo do Parecis: conscientizando sobre a importância da segurança no trânsito

  • Publicado em 03/05/2024
  • Atualizado em 03/05/2024

Fonte: DECOM

Autor: Ediana Tanara

Legenda: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito, CIRETRAN, SAMU e representantes das auto escolas.

Autor da Foto: DECOM

Na manhã desta sexta-feira, dia 03 de maio de 2024, um cenário realista de acidente de trânsito foi criado em uma das rotatórias de maior fluxo de Campo Novo do Parecis, com a participação de diversas entidades: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito, CIRETRAN, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e representantes das auto escolas, com o apoio da Prefeitura.

O local escolhido para a simulação foi a rotatória da Av. Olacyr Francisco de Moraes (BR 364) com Avenida André Maggi, que simulava um acidente entre um caminhão e uma motocicleta. As equipes de resgate chegaram ao local rapidamente, simulando os procedimentos de atendimento às vítimas, desde a estabilização e primeiros socorros até o transporte para o hospital. A simulação, que faz parte da programação do Maio Amarelo, que tem como lema deste ano, “A paz no Trânsito começa por você”, conscientiza a população sobre os riscos da imprudência no trânsito e a importância da segurança, demonstrando ainda o trabalho conjunto das diferentes entidades nos casos de acidentes.

Os bombeiros militares realizaram o desencarceramento das vítimas, enquanto a equipe do SAMU prestou os primeiros socorros e as encaminhou para o hospital. A Polícia Militar controlou o trânsito no local e realizou a perícia criminalística. O Detran-MT e o CIRETRAN orientaram os motoristas sobre os riscos de dirigir sob a influência de álcool ou drogas e a importância de respeitar as leis de trânsito.

O prefeito disse que a simulação foi uma oportunidade para mostrar à população a importância da responsabilidade no trânsito e as consequências graves que um acidente pode ter, e que a união de esforços da comunidade, constrói um trânsito mais seguro.

Rodrigo Gustavo, do Corpo de Bombeiros, destacou a importância da simulação para o treinamento das equipes de resgate: "Este tipo de exercício nos permite aprimorar nossas técnicas e trabalhar em conjunto com as demais forças de segurança para garantir um atendimento rápido e eficiente em caso de acidentes reais."

Sub Ten. PM Neves da Polícia Militar ressaltou que o papel da simulação na conscientização da população: "Acreditamos que essa simulação contribui para que as pessoas reflitam sobre os perigos da imprudência no trânsito e adotem medidas para garantir sua segurança e a dos outros, com mais respeito, preservando a vida, que é nosso bem maior"

Rodrigo Ferreira dos Santos do DMTU enfatizou a importância da educação para a segurança nas vias. "O Maio Amarelo é um momento crucial para reforçarmos a importância do respeito às leis de trânsito e da adoção de comportamentos. Ações como essa simulação contribuem para a construção de uma cultura de trânsito mais responsável. Agradeço todos os parceiros por esta primeira intervenção. Trânsito é vida"

Paula Gabriela do SAMU, disse que a atenção nos horários de pico irá contribuir com a diminuição dos acidentes. “Temos que cuidar da segurança de outros, assim como da nossa. A atenção na sinalização e o respeito ao próximo é primordial para um trânsito mais seguro”.

Reginaldo Alves Silva, do CIRETRAN, disse que o órgão está engajado na campanha para conscientizar a comunidade. “A imprudência tem sido a grande responsável pelo número de mortes e acidentes graves em Campo Novo do Parecis”.

 

Maio Amarelo: A paz no trânsito começa por você!

 

#MaioAmarelo #CampoNovoDoParecis #SegurançaViária #Conscientização #PrevençãoDeAcidentes

Privacidade