Procurador da República Paulo Prado ministra palestra sobre “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”
Fonte: Alessandra Costa Marques/Comunicação/Prefeitura de Campo Novo do Parecis-MT
Autor da Foto: Alessandra Costa Marques/Comunicação/Prefeitura de Campo Novo do Parecis-MT
Com o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o Procurador Geral da Justiça, Paulo Prado esteve na noite de segunda-feira (20) ministrando palestra no município de Campo Novo do Parecis, a convite do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no auditório do Fórum da comarca.
Direcionado para capacitação de professores, arte educadores e profissionais da área o evento contou também com a presença do Promotor de Justiça do município Dr. Luiz Augusto Ferres Schimith e Dra Alice Cristina de Arruda, da juíza de Direito Diretora do Foro, Dra. Cristiane Padim da Silva e da Juíza da 2º Vara Dra Cláudia Anffe Nunes da Cunha, da Vice-prefeita Edlamá Batista Marques (Dila) secretários municipais.
O procurador do Estado explanou aos mais de 350 participantes, sobre os índices de abusos contra crianças e adolescentes, como identificar os sintomas, a quem recorrer, o que fazer com a criança que esteja sofrendo qualquer tipo de abuso ou exploração e a prevenção com o uso da internet.
Com o plenário lotado os profissionais prestaram atenção em cada palavra colocada pelo Procurador, que esclareceu que cada participante seja multiplicador do assunto e que seja repassado aos alunos, dando continuidade a campanha de esclarecimento às crianças e adolescentes desenvolvido pelo Conselho. “Com essa palestra identifica-se e aprende-se a diferenciar o que é um abuso e o que é uma exploração e entenderem-se que as crianças podem estar vivenciando esta situação dentro de casa”, destacou o Procurador.
Na palestra Dr. Paulo relatou a importância do engajamento que há entre o Ministério Público e a Prefeitura, na luta para combater o abuso e à exploração sexual infantil e ressaltou que esse é um mal que atinge a todas as nossas crianças e que a maioria dos abusadores encontra-se dentro de casa ou muito próximo da criança e do adolescente “é uma pessoa que convive diretamente com o menor e cerca de 80% desses casos são meninas”, frisou.
"O abuso sexual contra crianças e adolescentes ocorre em tão expressiva quantidade que é considerado um problema de saúde pública, que ocasiona sérios prejuízos para as vítimas, envolvendo aspectos psicológicos, sociais e legais", destacou o procurador-geral de Justiça.
O material utilizado durante a palestra foi a Cartilha “Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, escrita pela Promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, há quatro anos e que é muito trabalhada nas comunidades.
A palestra faz parte de uma das ações do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente de combate a exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes no município e como parte das ações do Selo Unicef Município Aprovado.
Ver mais notícias
Ver mais notícias
30 de Abril de 2026
Geral
Município avança no fortalecimento da segurança pública com a implantação da Guarda Civil Municipal e do Núcle…
22 de Abril de 2026
Geral
Prefeitura de Campo Novo do Parecis lança programa “Contrata + CNP” para fortalecer a economia local
09 de Abril de 2026
Saúde
Campo Novo do Parecis tem trabalho selecionado para Congresso Estadual de Saúde