Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

NOTA DE PESAR

Prefeitura de Campo Novo do Parecis lamenta falecimento da Deputada Federal Amália Barros

  • Publicado em 12/05/2024
  • Atualizado em 12/05/2024

Fonte: DECOM

Autor: Ediana Tanara

A prefeitura de Campo Novo do Parecis manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento da Deputada Federal Amália Barros, ocorrida na madrugada deste domingo, 12 de maio.

“É com tristeza que recebi a notícia da morte precoce da nossa Deputada Federal Amália Barros. Sua partida deixa um legado de projetos e conquistas de leis, uma delas que leva seu nome, homenagem justa e que ficará registrada após sua partida. A Deputada dedicou sua vida à luta por um Brasil mais justo e igualitário. Desde o início de sua carreira, sempre se destacou por sua inteligência, coragem e compromisso com as causas sociais, defendendo incansavelmente seus direitos e interesses. Ao longo de sua trajetória parlamentar, atuou em diversas áreas, sempre com foco em melhorar a vida das pessoas com deficiência. Sua atuação foi marcada por projetos e leis que beneficiaram milhões de brasileiros, especialmente nos campos da visão. Neste momento de luto, nos solidarizamos com a família e amigos da Deputada Amália. Que Deus conforte seus corações e lhes dê força para superar esta dor imensa", disse o prefeito Rafael Machado.

Amália Scudeler de Barros Santos era jornalista e foi eleita deputada federal por Mato Grosso, em 2022, recebendo mais de 70 mil votos. Na Câmara, ela passou a integrar as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras. Sua partida deixa um vazio imenso em nossa comunidade.

Em 2021, Amália lançou o livro “Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas”, contando sua história, fundou o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. Por meio dele, a deputada federal realizou diversas campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais, beneficiando milhares de pessoas.

A prefeitura de Campo Novo do Parecis se solidariza com a família e amigos neste momento de luto e dor. Que Deus conforte seus corações.

Amália Barros foi internada em estado grave na UTI do hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Na quinta-feira (9/5), a deputada passou por um novo procedimento cirúrgico de “radiointervenção”, uma operação minimamente invasiva com o auxílio de imagem, agulhas e cateteres. O último boletim médico divulgado na sexta-feira (10/5) já informava que a parlamentar seguia sem previsão de alta.

Ela estava internada desde 1º de maio, quando foi ao hospital fazer a retirada de um nódulo no pâncreas. No dia 2, a deputada fez o procedimento de drenagem das vias biliares, para retirar o líquido biliar em excesso do fígado. A transferência de Amália para a UTI se deu depois de uma “reabordagem cirúrgica”.

Eleita com o apoio de Michelle para seu primeiro mandato em 2022, a deputada era muito próxima da família Bolsonaro. Na maioria das vezes em que o ex-presidente ia para o Mato Grosso, ele costumava passar alguns dias no rancho de propriedade de Amália. Ela era casada com o empresário e influenciador Thiago Boava.

 

Privacidade