Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

PREVENÇÃO

Prefeitura de Campo Novo do Parecis alerta para risco de Hantavirose e informa medidas de prevenção

  • Publicado em 09/07/2024
  • Atualizado em 15/07/2024

Fonte: DECOM

Autor: Ediana Tanara

Autor da Foto: DECOM

A prefeitura de Campo Novo do Parecis, através da Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para os riscos da hantavirose. A doença, que é viral aguda, pode causar problemas graves nos pulmões e coração. Ela é transmitida para os humanos em contato com a urina, saliva ou fezes de roedores infectados. A inalação de poeira contaminada vem sendo a forma mais comum de contrair a doença.

Os sintomas da hantavirose geralmente aparecem de 01 a 08 semanas após a exposição ao vírus. Os sintomas iniciais podem incluir: Febre, dores de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dores musculares e dor abdominal. Mas em alguns casos, a doença pode progredir para problemas graves nos pulmões e no coração, sendo eles: dificuldade para respirar, dor no peito, tosse, sangue no escarro, batimentos cardíacos acelerados e tontura.

A melhor maneira de prevenir a hantavirose é evitar o contato com roedores infectados. Isso pode ser feito mantendo a casa limpa e livre de lixo e detritos que possam atrair roedores, armazenar alimentos em recipientes selados, tapar todos os buracos e rachaduras em casa, para evitar a entrada dos mesmos, utilizar ratoeiras, evitar contato com roedores mortos ou doentes e lavar as mãos com água e sabão sempre que houver contato com roedores ou seus excrementos.

Não existe um tratamento específico para a hantavirose. O tratamento geralmente consiste em cuidados com a administração de líquidos, oxigênio e medicamentos para aliviar os sintomas. A maioria se recupera completamente, quando os danos causados nos pulmões ou no coração não são fatais.

A hantavirose é mais comum em áreas rurais e florestais onde há roedores infectados. No Brasil, a doença é mais comum nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
“Se você acha que pode ter hantavirose, é importante procurar atendimento médico imediatamente. O diagnóstico da doença é feito com base em exames de sangue e outros testes”, disse a profissional de saúde.

Privacidade