Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

O prefeito Municipal, Mauro Valter Berft destacou a importância da miscigenação cultural presente no município e ainda, as mais variadas ações realizadas na cultura como as oficinas que oferecem às crianças atividades no contra turno.

Município de Campo Novo realiza “I Fórum Municipal Permanente de Cultura” para aprovação do “Plano Municipal de Cultura”

  • Publicado em 21/11/2012

Fonte: Alessandra Costa Marques – AssCom Prefeitura de Campo Novo do Parecis - Foto Alessandra Costa Marques

Realizado na última quarta-feira (14) na Câmara Municipal o “I Fórum Municipal Permanente de Cultura”.  O Fórum, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis, por meio do Departamento de Cultura, e Conselho Municipal de Política Cultural  apresentou a comunidade o  “Plano Municipal de Cultura” para os próximos 10 anos.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Vanderlei César Guollo, “este I Fórum Municipal Permanente de Cultura tem como objetivo discutir a cultura de Campo Novo do Parecis nos seus aspectos de memória, produção simbólica de gestão, de participação social e da plena cidadania cultural, apresentando propostas para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico de desenvolvimento sustentável”, destacou o Secretário.

Participando do evento, o prefeito Municipal, Mauro Valter Berft destacou a importância da miscigenação cultural presente no município e ainda, as mais variadas ações realizadas na cultura como as oficinas que oferecem às crianças atividades no contra turno. “A cultura tem tido destaque na atual gestão com a inserção de mais de 2 mil crianças nas atividades/oficinas oferecidas e ainda, ao trabalho de valorização cultural muito presente em nosso município, principalmente com a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo”, destacou o prefeito.

O Secretário Vanderlei Guollo realizou a explanação do Plano Municipal de Cultura e destacou que o Conselho Municipal de Política Cultural promoveu fóruns setoriais a fim de estabelecer um debate entre artistas, produtores, gestores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, tendo como objetivo criar um plano eficaz para a cultura do município. Após a aprovação por lei, o Plano Municipal de Cultura tem validade de dez anos.

Na oportunidade foram eleitos membros do Conselho Municipal de Política Cultural com intuito de buscar com essa experiência, a democratização da gestão cultural no município. O Conselho é formado pela área artística e a área da sociedade civil organizada (entidades), representado por 18 conselheiros: 06 membros indicados pelo Executivo Municipal, 06 membros eleitos pela Classe Artística e 06 membros eleitos pela Sociedade Civil.

O Fórum contou com a participação expressiva da comunidade, vereadores, comunidade indígena, clubes de serviços, profissionais da área da cultura, artistas, produtores culturais, grupos culturais, instituições culturais, associações, alunas e alunos do Departamento de cultura e população camponovense. 

Privacidade