CTG de Campo Novo do Parecis vence Festival Mato-grossense de Artes e Tradições Gaucha
Fonte: Alessandra Costa Marques/Comunicação/Prefeitura com Luiz Carlos Bezerra/SECULTUR
Autor da Foto: SECULTUR
A história dos desbravadores da região de Campo Novo do Parecis foi o tema do trabalho apresentado pelo Centro de Tradições Gauchas (CTG) Porteira da Tradição, de nosso município, no Festival Mato-grossense de Artes e Tradições Gaucha, FEMART.
O evento aconteceu na semana de 2 a 4 de outubro em Querência-MT, sendo este, o maior evento do ano na modalidade, e também etapa classificatória para o Festival Nacional de Arte e Tradição Gaucha, FENART. Ao todo 14 cidades de todo o Estado participaram do FERMART, e Campo Novo do Parecis esteve muito bem representada.
Segundo Cristiano Figueira Flores, Coreógrafo e instrutor da Secretaria de Cultura que orienta os alunos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem apoiado esse trabalho e, a cerca de um ano eles vêm trabalhando com pesquisa, laboratório nas Aldeias e observando aspectos históricos para a montagem das coreografias.
Cristiano conta que sempre teve a vontade de produzir um trabalho que falasse sobre a beleza e a rica história de Campo Novo do Parecis. “Conseguimos tornar o desejo em realidade, e tivemos o apoio do Cacique Narciso e Toni Zunizakae, que nos auxiliaram com o vestuário e pintura corporal, que foi feita com a própria tinta do jenipapo”, diz o instrutor.
Ter levado ao palco um pouco da belíssima história de Campo Novo do Parecis, rendeu ao CTG Porteira da Tradição as seguintes colocações:
1° Lugar na coreografia de saída com o tema Campo Novo do Parecis;
2° Lugar na coreografia de entrada com o tema Estrada da Esperança;
4° Lugar Danças Tradicionalistas;
1° Lugar Declamação Adulta com a prenda Eduarda Melo Soares de Souza;
2° Lugar Dança de Chula com o Instrutor Cristiano Figueira Flores;
De acordo com o instrutor, Cristiano, o próximo passo do grupo é se preparar para os demais eventos com foco no Brasileiro, FENART, que acontece em janeiro de 2017 em Mato Grosso. “Visamos também conseguir articulação para trazer para o município uma etapa do Regional de Arte e Tradições Gaucha”, conta.
Ao chegar na cidade, o grupo foi recepcionado na segunda-feira (5) na Praça Municipal Odenir Ortolan, pela Vice-Prefeita Edlamá Batista Marques (Dila), juntamente com a patronagem do CTG Porteira da Tradição, pais e amigos do grupo.
Na oportunidade, a Vice-Prefeita Dila, destacou a importância da participação do grupo de Campo Novo do Parecis no evento e destacou ainda que a prefeitura, dentro do possível tem se esforçado para atender o instrutor atendendo por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, podendo assim, prestigiar suas culturas e tradições. “Fico muito feliz com esse prêmio, parabéns aos participantes pela apresentação e a representação do nosso município, trazendo para cá várias premiações. Que venham mais eventos belos como este”, destacou Dila, ao receber o grupo.
Ver mais notícias
Ver mais notícias
30 de Abril de 2026
Geral
Município avança no fortalecimento da segurança pública com a implantação da Guarda Civil Municipal e do Núcle…
22 de Abril de 2026
Geral
Prefeitura de Campo Novo do Parecis lança programa “Contrata + CNP” para fortalecer a economia local
09 de Abril de 2026
Saúde
Campo Novo do Parecis tem trabalho selecionado para Congresso Estadual de Saúde