CMDCA Retoma Atividades e Fortalece Ações de Proteção à Crianças e Adolescentes
Intensificação em ações de Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Campo Novo do Parecis retomou oficialmente suas atividades para a gestão 2025/2026 em reunião realizada no dia 14 de fevereiro.
O evento teve como principais pautas a definição do cronograma de reuniões (que acontecem uma vez ao mês), a composição de comissões, a organização de eventos e formações com a Rede de Proteção, além do planejamento das campanhas "Faça Bonito" e "Declare Amor".
Durante o encontro, que contou com a presença do Promotor de Justiça Dr. Luiz Augusto F. Schimith, os conselheiros deliberaram sobre a criação e fortalecimento do Comitê de Enfrentamento, com o objetivo de intensificar as ações de combate à violência contra crianças e adolescentes. Além disso, foram discutidas estratégias para a implementação do Projeto Educação, que é desenvolvido em parceria com o Ministério Público e a Secretaria de Educação. O projeto visa promover a conscientização e o engajamento dos estudantes do 5º ano e conta com uma premiação para os alunos do 5º ano que se destacarem no ano letivo.
A campanha "Faça Bonito", que alerta sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, também foi um dos destaques do encontro. Os conselheiros reforçaram a importância de mobilizar a comunidade para garantir a efetividade das ações e ampliar a rede de proteção.
Por fim, a campanha "Declare Amor", que incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), foi amplamente debatida, com sugestões de estratégias para ampliar a arrecadação e fortalecer os projetos financiados pelo fundo.
Os membros do CMDCA reforçaram a importância da participação ativa da sociedade e das instituições na construção de uma cidade mais segura e acolhedora para crianças e adolescentes. O compromisso do conselho para os próximos anos é garantir que as políticas públicas voltadas à infância e adolescência sejam fortalecidas e que os direitos desse público sejam protegidos de forma efetiva.
Para mais informações sobre as atividades do CMDCA e como contribuir para as campanhas e projetos, a população pode acompanhar as redes oficiais da Prefeitura e do Conselho.
Ver mais notícias
Ver mais notícias
30 de Janeiro de 2026
Educação
Fluxo do Transporte Escolar Urbano
30 de Janeiro de 2026
Ação Social
Assistência Social de Campo Novo do Parecis realiza visita técnica ao CAC de Poconé
29 de Janeiro de 2026
Educação
Jornada Pedagógica 2026 reforça compromisso da gestão com a qualidade da educação em Campo Novo do Parecis…