Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

ORIGINAL

Campo Novo do Parecis inova e indígenas constroem casa nativa na FIT Pantanal 2024

Uma imersão na cultura e na tradição dos povos indígenas, representada pelos Parecis.

  • Publicado em 02/06/2024
  • Atualizado em 03/06/2024

Fonte: DECOM

Autor: Ediana Tanara

Autor da Foto: DECOM

A prefeitura de Campo Novo do Parecis não se contentou em apenas apresentar as belezas preservadas dos paraísos naturais com ofertas turísticas mantidas no Chapadão do Parecis, a 450km da capital mato-grossense. Em uma iniciativa inovadora, a prefeitura, através da secretaria de turismo convidou os indígenas para construção de uma casa tradicional no espaço externo da FIT Pantanal, proporcionando ao público uma experiência imersiva e autêntica.

A hati (casa indígena ou oca em português) erguida com materiais tradicionais como madeira e palha se tornaram um ponto central da FIT Pantanal 2024. Dentro dela os visitantes puderam conhecer de perto e com riqueza de detalhes como os povos originários vivem seus costumes e tradições.

Quem participa da feira todos os anos é a consultora em turismo, Tatiana Fernandez que prepara profissionais e transforma ambientes em experiências lucrativas e se surpreendeu com a autenticidade da construção. “A construção da hati (oca) na FIT Pantanal 2024 é mais do que apenas um espaço para apresentar a cultura indígena, é uma forma de celebrar a riqueza cultural de Campo Novo do Parecis e promover o diálogo entre diferentes culturas. A iniciativa também contribui para combater o preconceito com estes povos”, destacou a consultora.

Além disso, a Hati também foi palco de apresentações culturais, como cantos e danças tradicionais feitas pela aldeia Wazare que compartilharam com o público histórias sobre seus ancestrais, sua conexão com a natureza e a importância de preservar sua cultura. As histórias e tradições também foram apresentadas no palco principal da FIT Pantanal no penúltimo dia de feira.

A FIT Pantanal 2024 iniciou-se dia 31 de maio e vai até este domingo (02 de junho) nos convidando para conhecer em um único espaço a diversidade cultural dos 142 municípios mato-grossenses e como devemos protegê-la para as futuras gerações.

Uma experiência única:

  • A oportunidade de entrar em uma casa indígena e conhecer de perto a vida cotidiana dos indígenas.
  • Apreciar o artesanato indígena, com peças únicas e feitas com materiais tradicionais.
  • Assistir a apresentações culturais autênticas, como cantos e danças tradicionais.
  • Ouvir histórias sobre a cultura indígena e sua importância para a região.

 

Privacidade