Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Campo Novo do Parecis está cumprindo a vacinação contra o HPV

  • Publicado em 12/03/2014

Fonte: Alessandra Costa Marques/Comunicação/Prefeitura

 Desde segunda-feira, dia 10 de março, será realizada pela primeira vez em todo o país a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). O vírus HPV é uma das causas de ocorrência do câncer do colo do útero.

De acordo com a Secretária Interina de Saúde, Evanete Steiger, o objetivo principal da ação, é atender o público-alvo, as meninas com idades entre 11 e 13 anos, “Estamos realizando a campanha objetivando a prevenção do câncer de colo de útero, pois no mundo, esta se constitui como a SEGUNDA causa de morte por câncer entre mulheres”, destacou Evanete.

Em Campo Novo do Parecis, a programação da vacinação será feita inicialmente,  entre os dias 10 de março e 10 de abril. A vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas. A meta da Secretaria de saúde é imunizar 831 adolescentes, sendo 273 de 11 anos, 279 de 12 anos e 279 de 13 anos.

A vacina que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero. Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, cinco anos depois.

No Brasil a Região Centro Oeste é a que tem maior incidência média de mortalidade pó câncer de colo de útero. Estimativas mundiais apontam aproximadamente 530 mil casos novos e 275 mil mortes por câncer do colo do útero ao ano, sendo 88% desses óbitos em países em desenvolvimento.

No Brasil, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre mulheres, após o câncer de mama, com alta mortalidade e faz, por ano, 4.800 vítimas fatais.

No ano de 2012, as estimativas foram de 17.540 casos novos, com risco estimado variando de 17 a 21 casos a cada 100 mil mulheres, com grandes iniquidades regionais, sendo maiores incidências registradas em estados com menor nível de desenvolvimento socioeconômico, acompanhando o mesmo perfil da magnitude observada no mundo.

Privacidade