Com o objetivo de proteger alguns grupos de maior risco de desenvolver a doença grave durante a segunda onda da pandemia Influenza H1N1 e garantir o funcionamento ininterrupto dos casos suspeitos ou confirmados da doença que a campanha de vacinação teve início no Brasil.
A estratégia nacional de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) teve início no dia 08 de março, devendo se prolongar até dia 21 de maio de 2010, dividida em etapas, para atender a demanda e disponibilidade de vacinas para os grupos considerados de risco.
Campo Novo do Parecis iniciou a campanha de vacinação, mas não tem obtido as metas estabelecidas pelo Escritório Regional de Saúde. Portanto, torna-se necessário uma conscientização da importância da prevenção da Influenza H1N1, por parte da população, para que se alcance um resultado positivo de campanha. Pedimos a toda comunidade camponovense que tomem suas vacinas. Basta comparecer nos postos de atendimento levando um documento com foto e a carteira de vacinação, ressalta Gizelle Perin, Responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal.
A estratégia de vacinação dos grupos prioritários baseia-se nos seguintes critérios:
- Situação Epidemiológica da Influenza Pandêmica no Brasil;
- Observação da segunda onda no hemisfério norte;
- Recomendações do Comitê Técnico Assessor da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização;
- Recomendações da OMS e Organização Pan-Americana da Saúde OPAS, para definir grupos prioritários;
- Articulações com sociedades científicas, CFM, ABEN, CFM, ABM, CONASS e CONASEMS;
- Sustentabilidade dos serviços de saúde para organizar as estratégias, visando não haver esgotamento na capacidade de atendimento oportuno à população.
Estratégias de vacinação dos grupos prioritários:
1º etapa: 08 a 19 março Vacinação dos trabalhadores de saúde e população indígena. Etapa já concluída, a meta que o município deveria atingir era de 238 vacinações e foram realizadas 215;
2º etapa: 22 de março a 02 de abril Vacinação dos portadores de doenças crônicas (exceto idosos), vacinação das crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos e vacinação de gestantes. OBS: Em função de não ter atingido as metas necessárias, de 1715, a vacinação foi prorrogada até o dia 23 de abril;
3º etapa: 05 a 23 de abril Vacinação da população adulta de 20 a 29 anos. Em andamento. Os munícipes desta faixa etária devem procurar os postos de vacinação e garantir a vacinação;
4º etapa: 24 de abril a 07 de maio Vacinação da população com mais de 60 anos com doenças crônicas. Esta etapa vai coincidir com a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza Sazonal, que ocorre todos os anos;
5º etapa de 05 a 21 de maio Vacinação da população adulta de 30 a 39 anos.
Cronograma de Vacinação em pontos estratégicos do comércio de Campo Novo do Parecis:
- 27/04/2010: Supermercado Real;
- 29 e 30/04/2010: Supermercado BigMaster;
- 03/05/2010: Banco Sicredi;
- 04 e 05/05/2010: Banco do Brasil.
Documentos necessários para efetuar a vacinação:
- Identidade;
- Cartão de Vacina;
- Comprovante Médico (Portadores de doenças crônicas).
Algumas dúvidas podem ser esclarecidas no site:
www.vacinacaoinfluenza.com.br