Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Alunas da Escola “04 de Julho” são classificadas para etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

É o terceiro ano que a Escola é selecionada para representar o Estado na fase regional. Também já participou duas vezes na etapa nacional

  • Publicado em 23/10/2014

Fonte: Simone Seibert Ventura – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Campo Novo do Parecis-MT

O Município de Campo Novo do Parecis está sendo representado na etapa regional da 4ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, por duas alunas da Escola Municipal “04 de Julho”.

O tema proposto para esta edição do concurso é: “O lugar onde vivo”, com a proposta de escrever sobre a comunidade onde se vive, estimulando novas leituras, pesquisas e estudos, proporcionando outro olhar sobre a realidade e uma perspectiva de transformação social.

A aluna Larissa Ledur Schimitt, do 9º ano e Hamanda Hernandez de Abreu, do 6º ano, tiveram seus textos analisados pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual e, depois de passar por todas essas etapas, foram selecionadas entre 500 semifinalistas da Olimpíada em todo o Brasil.

No mês de novembro, alunos e professores semifinalistas participarão de oficinas de escrita, cada aluna e seu professor em uma capital brasileira. Na categoria “Poema”, a aluna Hamanda Hernandez de Abreu, acompanhada da professora Antonieta Tamiozzo, participará da oficina em Belo Horizonte – MG. Na categoria “Crônica”, Larissa Ledur Schimitt, acompanhada da professora Veralice Zawaski, fará oficina em Porto Alegre-RS.

Se classificadas, as alunas participarão da Etapa Nacional, no mês de dezembro, em Brasília-DF.

Crônica

Aluna do 9º ano, Larissa Ledur Schimitt se classificou na categoria “Crônica” com o título: “Entre Tradições e Superstições”, discorrendo sobre a festa de final da colheita que aconteceria em uma sexta-feira 13 e tudo deu errado, sendo comemorado então, no sábado 14. (...) “Era tarde, restava apenas o descanso. E naquela noite, com os pensamentos repousados em seus travesseiros, esses homens que aprenderam na prática o que é a vida e que sabem prever o tempo apenas olhando para o céu e pela direção do vento; aprenderam mais uma lição neste dia: jamais, naquele pedaço de chão, haveriam de marcar qualquer tipo de comemoração numa sexta-feira 13. Assim, ao despertar do novo dia, recomeçaram os preparativos, pois a pomposa festa iria acontecer, e agora, com a sorte ao seu lado, o sábado “14” seria um sucesso”. Trecho da crônica de Larissa.

 

Poema

Hamanda Hernandez de Abreu, do 9º ano, escreveu um “Poema” com o título: “Minha Grande Riqueza”, onde fala de vários aspectos importantes do Município de Campo Novo do Parecis, desde a agricultura com sua diversidade e a tranqüilidade que se tem em morar no interior:

(...) Viver no interior
Para alguns é muito chato
Mas para nós que vivemos aqui
É como ver circo e palhaço

Este é meu Campo Novo
Onde moro desde que nasci
Tenho orgulho desta cidade
A terra dos Paresí.

 

Maricandida Zaminhan, Diretora da Escola, se diz muito orgulhosa por esses resultados: “Eu sinto muita satisfação com esse ganho para a escola, percebemos que o município não é rico só em suas produções agrícolas, mas também produz talentos. A escola também é um ambiente fértil, pois investir nas pessoas é a nossa maior riqueza. Eu parabenizo as alunas pela brilhante participação e agradeço às professoras pelo empenho e dedicação”, finaliza.

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

É resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A união de esforços do poder público com a iniciativa privada e a sociedade civil visa um objetivo comum: proporcionar ensino de qualidade para todos.

O MEC encontrou no programa Escrevendo o Futuro a metodologia adequada para realizar a Olimpíada – uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação, idealizado para fortalecer a educação no país.

Privacidade