“Você não está sozinho”, Prefeitura disponibiliza atendimento especial em prevenção ao suicídio

Publicado em: 03/09/2021 15:14

Neste mês, o país inteiro está mobilizado na campanha do Setembro Amarelo, em prevenção ao suicídio. O objetivo é discutir e refletir acerca do tema,” Agir Salva Vidas”, rompendo tabus e conscientizando a sociedade sobre as formas de evitar esse trágico acontecimento.

Nesse sentido, a Prefeitura de Campo Novo do Parecis, através da Secretaria de Saúde, em parcerias com o SAMU e Corpo de Bombeiros, realizará palestras todas as sexta-feiras, ao longo do  mês de prevenção ao suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.⠀

Nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Os dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçam a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela. Por isso, dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio: o Dia D do mês que celebra e reforça a importância do tema: o setembro amarelo.

O primeiro passo para prevenir o suicídio é conversar.  Não há certo ou errado ao conversar sobre pensamentos suicidas, o importante é começar a conversa, não banalizar, as pessoas que esteja passando por isso e ter o apoio da família, diz Coordenadora do SAMU, Elaine Aparecida.