Ouvidoria Municipal e Ouvidoria SUS – fortalecimento da participação social

 

Publicado em: 22/07/2022 18:03 | Fonte/Agência: DECOM | Caio Marques

Whatsapp

 

“A Ouvidoria atua como canal direto entre o cidadão e o Poder Executivo, com a missão institucional de fornecer subsídios para a simplificação, modernização, presteza, transparência e aprimoramento concreto dos serviços públicos municipais, a fim de atender aos anseios da sociedade.”

A Ouvidoria da prefeitura municipal é o canal de comunicação legítimo, aberto à participação da população para o diálogo, garantindo a transparência dos atos públicos e o pleno exercício da cidadania e na humanização de atendimento.

Neste canal, a população tem disponível a possibilidade de várias situações, seja ela de solicitação de serviços que são realizados pelo município, (fiscalização, troca de lâmpadas dentre outros), como de fazer sugestões de melhorias, elogios, ou, reclamações e denúncias de irregularidades nas prestações dos serviços oferecidos pelo município de Campo Novo do Parecis.

O atendimento da ouvidoria municipal, e Ouvidoria do SUS (este específico para as demandas da saúde) pode ser solicitado de várias formas, o que coloca o serviço cada vez mais perto e acessível da população, via telefone, presencial e “on-line” - via aplicativo, facilitando e simplificando, com total transparência e aprimoramento concreto dos serviços públicos com ética e responsabilidade.

No relatório de atendimento da ouvidoria destacamos que no ano de 2021 aproximadamente, 1 mil atendimentos foram realizados, e destes mais de 500 solicitações foram encaminhas para as secretarias responsáveis responder.

Já em 2022 até o momento 700 atendimentos já foram recepcionados, destes mais de 470 encaminhados às secretarias responsáveis. Destacamos que com o período “pós-pandemia”, o atendimento via aplicativo aumentou consideravelmente, atingindo cerca de 80,72% neste período.

“A Ouvidoria é sem dúvida o canal de comunicação entre o poder público e o cidadão; é ainda um mecanismo de gestão e de participação social onde atendemos a demanda da população com responsabilidade, ética, seriedade, confiança, e sermos esse canal de comunicação, onde podemos atender a demanda da comunidade que nos procura é incrível, principalmente com essa demanda via aplicativo”, afirmou a Ouvidora Alessandra Costa Marques.

A Ouvidoria vem sendo muito bem utilizada pela população, principalmente o com o whatssApp, o uso do aplicativo de mensagens de texto, aumentaram significativamente, o que de certa forma facilitou o atendimento pela ouvidoria, com mais celeridade, discrição e agilidade, o que

nos deixa muito confiantes nessa relação de se sentir mais perto da população camponovense, completou a ouvidora.
 

SERVIÇOS OUVIDORIA MUNICIPAL E OUVIDORIA SUS

Ouvidoria Municipal e Ouvidoria SUS

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7 as 13h.

Local: Avenida Mato Grosso (em frente a Praça Odenir Ortolan)

Contato: 0800 646 3910/ 3382 5148 ou 65 99255 2222 ligação e whatssap somente mensagem de texto.