Secretaria de Educação realiza ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas

Publicado em: 13/06/2022 17:43 | Fonte/Agência: DECOM | Caio Marques

Alunos aprendem a importância da conexão interpessoal.

A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, através da Secretaria Municipal de Educação e do NAM - Núcleo de Atendimento Multiprofissional, em conjunto com o Poder Judiciário, realizou nos dias 09 e 10 de junho de 2022 a apresentação de trabalho preventivo nas escolas através dos Círculos de Construção de Paz e Resolução de Conflitos. Tal iniciativa pretende atender a alteração da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação em seu artigo 12, inciso X - estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas (incluído pela Lei nº 13.663, de 2018), além de englobar as questões sociemocionais presentes na BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O fio representa a conexão entre os alunos, a "teia" foi criada após os participantes desejarem algo de bom ao lançar o novelo.

Na apresentação realizada pelos facilitadores designados pelo NUGJUR - Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa de Mato Grosso, os participantes receberam as primeiras informações práticas sobre o quê é e como funciona um Círculo de Paz. As práticas da Justiça Restaurativa visam desenvolver: conexão interpessoal, sentimento de pertencimento e responsabilização coletiva. Intervenções para reduzir  violência e disseminar princípios e valores restaurativos na comunidade escolar. As práticas da Justiça Restaurativa são instrumentos para desenvolvimento de uma Cultura de Paz. Na ocasião, participaram profissionais da Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Fórum e Entidades não-governamentais.

O Projeto está sendo estruturado em fases. Nesse primeiro momento, ocorreu a apresentação da proposta, posteriormente haverá a formação teórica e prática dos facilitadores através dos estágios e estruturação do projeto piloto da implantação de Círculos de Paz no município de Campo Novo do Parecis - MT.

Os participantes puderam compartilhar até duas de suas qualidades e comentar sobre elas.

Após a realização do encontro o feedback dos participantes foi positivo, tanto os profissionais como os estudantes ficaram animados com a idealização da implementação desta ferramenta e estão entusiasmados para as demais etapas.

Fonte: NAM- Núcleo de Atendimento Multiprofissional