O Cras realiza ação para chamar atenção à violência contra as mulheres

Publicado em: 13/08/2021 14:37

Durante o mês de Agosto, o Cras Girassol estará realizando a conscientização para alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher.

Na manhã de ontem a coordenadora do CRAS Margarete Ferreira Bessa juntamente com sua equipe do SCFV esteve entregando um chaveiro como símbolo da campanha Agosto Lilás para as servidoras municipais e da Câmara de Vereadores.

O chaveiro de uma mão com um "x" vermelho, tem como objetivo combater e chamar a atenção para à violência contra as mulheres.

Agosto Lilás

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que já alcançou um público aproximado de 419.404 pessoas em todo o Estado, de 2016 a 2020.

A Campanha, de forma inédita, produziu material  educativo sobre a Lei Maria da Penha direcionado as  mulheres com deficiência visual, auditiva e mulheres das etnias guarani e terena, as quais receberam cd’s em áudio com narração em braile, DVD’s de libras para mulheres surdas e cartilhas traduzidas nas línguas indígenas.