Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

1ª Conferência define diretrizes para o futuro da saúde de Campo Novo do Parecis

O primeiro encontro discutiu eixos para o trabalho digno, humanizado e democrático no SUS.

  • Publicado em 25/04/2024
  • Atualizado em 26/04/2024

Fonte: DECOM

Autor: Ediana Tanara

Autor da Foto: DECOM

Hoje, o município de Campo Novo do Parecis presenciou um marco histórico na área da saúde pública com a realização da 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, sob o tema "Gente que Faz o SUS Acontecer". O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal e Estadual, reuniu trabalhadores do SUS e gestores de saúde. 

A conferência promoveu o diálogo aberto e a participação social na construção de um sistema de saúde mais justo, equânime e de qualidade para todos, de acordo com a Coordenadora da Conferência, Grasiele Rezende .“Os participantes se envolveram nas palestras e nos debates, aprofundando seus conhecimentos sobre os eixos temáticos:
•    Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde;
•    Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
•    Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção de saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Campo Novo do Parecis na Conferência Estadual, levando as propostas e ideias debatidas hoje”, disse a coordenadora.

Para o prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado, esta Conferência marca um novo capítulo na história da saúde pública do município. “Este encontro demonstra o compromisso destes servidores e dos gestores para valorização dos trabalhadores do SUS, construindo um sistema de saúde mais forte, participativo e eficaz. Todos os diálogos foram sementes para um amanhã melhor para a gestão de saúde”, declarou o prefeito.

Os principais resultados da conferência:
•    Fortalecimento da participação social na gestão da saúde;
•    Identificação de necessidades e prioridades para o SUS municipal;
•    Elaboração de propostas para a melhoria da gestão do trabalho e da educação na saúde;
•    Motivação e engajamento dos trabalhadores do SUS.
“Esta 1ª Conferência é uma oportunidade para solucionarmos queixas, insatisfações e saber em quais condições nossos profissionais estão sendo submetidos. Foi apenas o início de um processo positivo, que serão transformadas em propostas, para serem debatidas no âmbito estadual e federal para a construção de um futuro mais justo e saudável para todos os cidadãos”, afirmou o Representante do Escritório Regional de Saúde, Jucinei Cláudio Curvo.

Privacidade