SERVIDOR E MEMBRO DO COMITÊ - esclarece rumores sobre infecção por COVID-19

 

Publicado em: 20/05/2020 16:15

Whatsapp

 

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, juntamente com a Secretaria de Saúde de Campo Novo do Parecis e o Servidor Publico e membro do Comitê de Enfrentamento Dr. Juliano S. Leiner, cirurgião do nosso Município vem através do Departamento de Comunicação fazer esclarecimentos sobre o Corona Vírus:
Como é realizado o exame de diagnostico do Coronavírus?
Através de um exame sorológico, que tem o objetivo de identificar dois tipos de moléculas: a IgM e a IgG.
A IgM é a molécula formada rapidamente no corpo logo após o primeiro contato com uma infecção. É através dessa molécula, formada perfeitamente para aquela determinada infecção, que o corpo organiza o ataque inicial para combatê-la. Essa molécula tem como característica ter uma vida curta, assim não dura muito tempo no corpo.
A IgG é uma molécula que demora mais tempo para ser formada, e ela é responsável pelo impedimento da re-infecção. 
IgG negativo (não reagente) e IgM (não reagente): Indicam que o paciente nunca entrou em contato com o agente patogênico (agente causador da doença), ou seja, nunca foi nem vacinado nem contaminado.
IgG negativo (não reagente) e IgM positivo (reagente): Indicam infecção aguda.
IgG positivo (reagente) e IgM negativo (não reagente): Indicam infecção antiga ou que a pessoa foi vacinada e o organismo teve sucesso na produção de anti-corpus.
IgG positivo (reagente) e IgM positivo (reagente): Infecção recente.
Sendo assim, o exame do Dr. Juliano Leiner apresentou imunoglobulinas IgG, que significa imunidade tardia, traduzindo, ele teve a doença há mais de 20 ou 30 dias, não teve nenhum sintoma e nenhum sinal, está imune ao corona vírus neste momento, não se sabe até quando a imunidade é conferida, conforme a literatura mundial mais atualizada.
Assim como todas as pessoas, pode transmitir pelas mãos ou pelo contato em locais contaminados, portanto deve continuar com as medidas de prevenção preconizadas pela OMS, assim como todas as pessoas.
Comitê de Enfrentamento ao Corona Vírus
Campo Novo do Parecis- MT