Vem aí o 11° Festival de Capoeira de Campo Novo do Parecis

Data: Quarta-Feira, 12 de Junho de 2019
Autor: Silvia Schneiders

A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto de Capoeira Aruandê Brasil - ICAB, realizam nos dias 14 e 15 de junho, no Centro Cultural Paresí, o 11° Festival de Capoeira, Batizado e Troca de Cordas.

Ao longo do ano são oferecidas Oficinas de Capoeira, gratuitamente a toda comunidade, que são realizadas nos seguintes espaços:

·      Centro Cultural Paresí;

·      Núcleo Palmeiras de Cultura;

·      Núcleo Boa Esperança de Cultura;

·      Núcleo Marechal Rondon de Cultura;

·      Núcleo Itanorte de Cultura;

·      APAE – Escola Especial Bem-Me-Quer.

Ao todo 98 alunos esperam ansiosos pelo Festival de Capoeira, sendo um momento muito especial, onde todo o esforço dedicado durante as Oficinas, na própria autosuperação são reconhecidos. Neste ano de 2019, 55 alunos estarão sendo batizados e vão receber sua primeira corda e os outros 43 estarão fazendo a troca entre a segunda até a sétima corda.

Entre as presenças já confirmadas para o evento, estão o Mestre Bicudo de Tangará da Serra, Coordenador Regional do Centro Cultural Aruandê Capoeira, o Mestre Sombra e os Mestrandos Bororo e Borracha da capital Cuiabá. Também já confirmaram a participação capoeiristas de Cáceres, Várzea Grande, Cuiabá, Juara, Guarantã do Norte, Tangará, Aripuanã e Nova Olímpia.

Durante o evento o Museu Histórico do Parecis estará com a Exposição Etnográfica “Capoeira, tradição e identidade cultural”, no hall de entrada do Centro Cultural Paresí, que poderá ser apreciada pelos participantes do evento e pelo público em geral. A exposição tem por objetivo contar um pouco da história da capoeira no município.

Confira a programação e prestigie:

Sexta-feira (14/06)

19h - Roda de Rua, em frente ao Studio Sabiá Tattoo, na Avenida Mato Grosso, N° 922-NE, Centro.

Sábado (15/06)

9h as 11h30 - Treino e Vivência com Mestres e Professores Convidados, no Núcleo Palmeiras de Cultura, sede da Associação dos Moradores, localizado na Avenida Maranhão, quadra 303, bairro Jardim das Palmeiras.

14h – Apresentação de Maculelê e início do batizado e troca de cordas do 11º Festival de Capoeira de Campo Novo do Parecis, no Centro Cultural Paresí.