Prefeitura investe em tecnologia de geoinformações para otimizar gestão municipal


Data: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2018
Autor: Ivan Carlos/Departamento de Comunicação
Fonte: Ivan Carlos/Departamento de Comunicação

Foto Por: Ivan Carlos/Departamento de Comunicação

A prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, está investindo cada vez mais na modernização da gestão administrativa. Desta vez, a novidade chega com a atualização cadastral imobiliária e a implantação do sistema de geoinformações do Município.

 

Para o prefeito Rafael Machado, é fundamental ter informações para assim conseguir elaborar um planejamento adequado do município, “ Agora com as informações atualizadas e reais, conseguiremos planejar melhor o desenvolvimento do município, além disso teremos um acompanhamento exato de cada meta ou etapa planejada. Com essa nova ferramenta iremos otimizar a gestão, trabalhar de forma mais integrada e aficaz”, disse Rafael Machado.

 

Contratada pela administração Municipal, a empresa WCO GEO, entregou na tarde desta quinta-feira, 22 agosto de 2018, ao prefeito Rafael Machado, secretários, e toda a equipe de governo o levantamento aerofotogramétrico e geoprocessamento para atualização do cadastro imobiliário urbano do Município.

 

Para o secretário de Finanças, Jaime Ott com a instalação do sistema os departamentos tributário, de divida ativa e de fiscalização terão maior agilidade no processamento de dados, “ Poderemos conhecer com exatidão a planta genérica do município e identificar em quais os setores do município precisamos intensificar os trabalhos de fiscalização e controle de construções e serviços públicos de infraestrutura.” Finalizou o secretário.

 

O sistema de informação geográfica separa a informação em diferentes camadas temáticas e armazena-as independentemente, permitindo trabalhar com elas de modo rápido e simples, permitindo assim uma integração com as demais secretarias municipais.

 

O que é georreferenciamento?


O georreferenciamento consiste na descrição do imóvel em suas características, limites e confrontações, realizando o levantamento das coordenadas dos vértices definidores dos imóveis. O trabalho de georreferenciamento envolve, além do levantamento de dados, cálculos, análises documentais, imagens, projetos e desenhos, em consonância com o disposto na legislação.

O trabalho possui estreita relação com o processo gerencial da propriedade, pois é através deste que o proprietário atualiza a situação cartorial e cadastral da propriedade. Além disso, é com base nestes dados que o proprietário irá unificar e gerenciar de forma mais eficiente às informações da propriedade no que diz respeito IPTU, Receita Federal e cartório, etc.


  • Prefeitura investe em tecnologia
  • otimizar gestão municipal
  • para otimizar gestão municipal