Imprensa » Notícias » » Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Educação reúnem-se com a Coordenação e Direção das Escolas Municipais e Estaduais de Campo Novo do Parecis.
Sexta-Feira, 13 de Abril de 2018, 16h04
Foto Por: Secretaria Municipal de Saúde

Prevenção e Saúde também são matérias da escola. Na primeira semana do mês de abril profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Educação reuniram-se com a Coordenação e Direção das Escolas Municipais e Estaduais do município para apresentação das ações a serem trabalhadas em conjunto para execução do PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE). Vários assuntos foram abordados, dentre eles a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, alimentação saudável, acuidade visual e auditiva dos escolares, prevenção de doenças, entre outros.

A V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose também faz parte destas ações que ocorrerão no período de abril a junho nas escolas públicas do município. Essa ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental.

Para detecção de casos de HANSENÍASE, e profilaxia para as GEO-HELMINTÍASES nos escolares a estratégia consiste:

1. Utilização da ficha de autoimagem que contempla sinais e sintomas sugestivos da doença;
  2. Autorização para administração de medicação contra verminose.

Os alunos recebem a profilaxia com Albendazol 400mg em dose única. Esse medicamento é eficaz, não tóxico e utilizado há vários anos, em milhões de pessoas de diversos países, contra as verminoses.

Os profissionais das Unidades básicas de Saúde do município estarão envolvidos e realizarão o início desta ação combinando a data com cada escola.

A ficha será entregue pelos professores a cada aluno, a qual é preenchida pelos pais ou responsáveis se estes concordarem com a participação do aluno e posteriormente devolvida à escola. As fichas serão triadas pelos profissionais de saúde e os casos com lesões suspeitas de hanseníase, encaminhados para avaliação e início do tratamento, caso confirmado o diagnóstico. Os contatos dos casos diagnosticados também devem ser examinados.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Secretaria de Saúde