Imprensa » Notícias » Saúde » Secretaria de Saúde orienta sobre prevenção de AIDS
Quinta-Feira, 30 de Novembro de 2017, 09h39
Secretaria de Saúde orienta sobre prevenção de AIDS
Foto Por: Departamento de Comunicação

01 de Dezembro Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

“Esta data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS.”

Você sabia...

De acordo com o Ministério da Saúde HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste de HIV e se proteger em todas as situações.

Assim pega:

• Sexo vaginal sem camisinha;
  • Sexo anal sem camisinha;
  • Sexo oral sem camisinha;
  • Uso de seringa por mais de uma pessoa;
  • Transfusão de sangue contaminado;
  • Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
  • Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Não se iluda!

Até hoje não há cura nem vacina para a AIDS.

Procure a Unidade de Saúde mais próxima: Informe-se e previna-se!

Todo cuidado é pouco! E a prevenção é a sua melhor defesa.

Fonte: Departamento de Vigilância Epidemiológica - CNP/MT

Fonte: Departamento de Vigilância Epidemiológica - CNP/MT